quarta-feira, 30 de julho de 2014

Governo inclui vacina contra hepatite A no programa do SUS


#COMENTÁRIO

Como é bom trazer aqui boas notícias... A gente vai se cansando de tanta coisa ruim que acontece nesse Brasil.
Agora o Ministério da Saúde anuncia a inclusão dessa nova vacina para as crianças menores, numa estreita faixa etária, por restrições técnicas. Mas é um alento às carências de nosso povo sofrido.
Se há algum recém nascido no seio de sua família, e este está dentro da faixa de aplicação, corra e leve-o a vacinar-se. Quando há acontecimentos bons partindo de nosso governo, devemos não nos fazer de rogado e participarmos ativamente do processo. Em frente Brasil!

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Terra


-----------------------------------------------------------

A nova vacina será oferecida em dose única a partir de agosto a menores de entre um ano e um ano e 11 meses de vida

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com o que elevou para 14 o número de vacinas oferecidas gratuitamente nos postos.

A nova vacina será oferecida em dose única a partir de agosto a menores  entre um ano e um ano e 11 meses de vida, uma população de cerca de três milhões de crianças, informou o Ministério em comunicado.
O objetivo é imunizar contra este vírus 95% da população nesta idade no primeiro ano de campanha e controlar gradualmente a incidência da doença no país, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O Ministério informou ter investido R$$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina, das quais algumas já foram distribuídas entre os postos de saúde em todo o país.
O governo assinou um acordo com o laboratório Merck Sharp & Dohme que prevê a transferência de tecnologia para que a vacina possa ser totalmente produzida no Brasil a partir de 2018.
"A escolha da faixa de idade que será vacinada foi feita a partir de estudos técnicos que determinaram em que momento os menores têm capacidade de resposta imunológica à vacina. A partir de certa idade é muito provável que uma criança já tenha tido contato com o vírus, motivo pelo qual não se recomenda a vacinação", declarou o ministro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano são registrados no mundo cerca de 1,4 milhão de novos casos de hepatite A, uma doença infecciosa aguda que afeta o fígado.
No Brasil, país considerado de risco para a hepatite A, foram registrados 151.436 casos da doença entre 1999 e 2013, dos quais 761 foram mortais. A incidência da doença no ano passado no país foi de 3,2 casos por cada 100 mil habitantes.
A campanha oficial de vacinação do Brasil oferece 14 vacinas gratuitamente, incluindo todas as recomendadas pela OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?