sábado, 9 de agosto de 2014

Aviões dos EUA lançam suprimentos para iraquianos refugiados

EUA lançaram 72 pacotes de suprimentos, que incluem refeições embaladas individualmente e água fresca potável
Foto: Sgt. Vernon Young Jr./U.S. Air Force / Reuters

#COMENTÁRIO

Muito bom ver que os EUA estão dando apoio aos civis que estão isolados no Monte Sinjar. As ações americanas nessa área estão se aumentando e esperamos que as represálias tomadas contra os grupos de milicianos jihadistas não tornem um novo motivo para união de alguma nação árabe ao Iraque, fato este que se ocorrer haverá acirramento de luta como já houve em história recente entre outros países dessa região.
Sempre envolvido em meio a guerra de outros, os EUA já amargaram grandes perdas materiais e de vidas de americanos em solo estrangeiro. Parece não atentarem ao fato de que muitas famílias estarão sendo destroçadas em todos os lados...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Terra







-----------------------------------------------------------


Civis estão isolados e fugindo da violência jihadista no norte do Iraque

Aviões militares americanos jogaram contêineres com água e alimentos para os civis que fogem da violência jihadista no norte do Iraque - anunciou o Pentágono nesta sexta-feira à noite, completando a segunda operação de lançamento de ajuda humanitária aos refugiados isolados no monte Sinjar.
Acompanhados por dois aviões caças F/A-18, três aviões cargueiros lançaram os suprimentos, dirigidos a "milhares de cidadãos iraquianos ameaçados pelo Estado Islâmico, no Monte Sinjar, no Iraque", acrescentou o Pentágono.
Juntos, os aviões de cargas - um C-17 e dois C-130 - jogaram 72 pacotes de suprimentos, que incluem 28.224 refeições embaladas individualmente, e outros 16 de água, contendo 1.522 galões de água fresca potável.
"Até o momento, em coordenação com o governo do Iraque, aviões militares dos Estados Unidos entregaram 36.224 refeições e 6.822 galões de água fresca potável, fornecendo a tão necessária ajuda aos iraquianos, que precisam urgentemente de assistência de emergência", completou a nota.
O destino da entrega, concluída com "sucesso", são cerca de 200 mil pessoas, a maioria curdos yazidis e cristãos, que se encontram isolados no monte Sinjar e com necessidade urgente de água, comida, abrigo e remédios.
A operação faz parte da autorização dada na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, para realizar bombardeios "específicos" contra posições dos jihadistas perto de Erbil, a capital do curdistão, e proteger os refugiados de um potencial "massacre".
Obama autorizou que entregas com a dessa sexta-feira continuem sempre que for necessário, informou a Casa Branca. Além disso, os EUA começaram seus bombardeios nesta sexta-feira com duas rodadas de ataques aéreos, sobre posições dos milicianos jihadistas nas proximidades de Erbil, cidade que conta com funcionários e militares americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?