domingo, 10 de agosto de 2014

Cai o número de jovens que tiram título de eleitor



#COMENTÁRIO

Nossos queridos e amados políticos brasileiros deveriam estar de cabelos em pé com estas informações... Prova cabal de que o Brasil já não acredita mais neles, principalmente os jovens, que representam o futuro das decisões eletivas.
Inicialmente, embalados pela mídia e a herança dos “Caras Pintadas”, os jovens achavam que poderiam mudar a situação do Brasil, porém a realidade lentamente foi se apresentando e eles compreenderam que as forças por trás de cada político eleito é muito maior que o desejo de se ter um Brasil melhor. A revelação das facetas ocultas desses políticos, que eles acreditavam seria a realização de sua esperança, fizeram-nos a cada dia descobrirem que não são os políticos que podem consertar o Brasil, mas sim o travamento da máquina do sistema e seu conseqüente retorno em um ritmo diferente do atual é que poderá mudar as condições de se fazer política neste País. E para isso, não existe um ícone nacional que possa representar essa mudança... Triste realidade.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Terra




-----------------------------------------------------------



Cerca de 760 mil jovens deixaram de pegar seus títulos para as eleições deste ano

A taxa de jovens de 16 e 17 anos que tiraram título de eleitor para votar nas eleições deste ano diminuiu em um terço, se comparado à média dos últimos três pleitos presidenciais, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. Para as eleições de outubro de 2014, apenas um em cada quatro jovens elegíveis para votar se alistou, a proporção mais baixa desde 2002. De acordo com a legislação, adolescentes de 16 e 17 anos podem votar se quiserem, pois a obrigatoriedade começa a partir dos 18 anos. Em 2008 e 2012 – anos de eleições para prefeito -, a taxa de jovens que tirou título de eleitor para votar foi de cerca de 43% em relação ao total de pessoas da faixa etária. Já nas disputas de 2002, 2006 e 2010 – anos de eleições para presidente e governador -, a proporção ficou entre 36% e 37% em cada uma. Já neste ano o índice caiu para 26%. Cerca de 760 mil jovens deixaram de pegar seus títulos, em comparação com a quantidade que se alistaria caso a média tivesse sido mantida. Segundo o jornal, desde o ano passado a rejeição aos partidos políticos tem aumentado. Em março de 2013, uma pesquisa do Datafolha apontava que 53% dos brasileiros tinham preferência por algum partido político. Sondagens mais recentes do Ibope e do Datafolha de 2014 indicam que, agora, 60% dos eleitores não se identificam com nenhuma legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?