domingo, 10 de agosto de 2014

Expansão na base reduz abismo social, mas limita a economia


#COMENTÁRIO

É muito aparente a imensa utilização de mão de obra especializada e não formada no meio social, hoje no Brasil. Hoje a indústria a cada dia que passa utiliza-se mais e mais de robôs para montagens, para fabricação e quer queiram ou não, há necessidade de elementos humanos para alimentar esses robôs.  
Com isso a cada dia que passa, mais e mais categorias intermediárias de formandos deixam de serem necessárias ao setor.
Hoje existem no mercado de trabalho duas categorias que estão em destaque, os altos executivos de grandes formações e conhecimentos lingüísticos específicos e os operadores que não têm prévia qualificação, mas contam com uma vontade muito forte de execução de tarefas.
Ainda é pífia a procura por profissionais sênior, realmente sênior, elementos de grande conhecimento prático vivido, que hoje são substituídos por formandos altamente gabaritados teoricamente e com pouca ou nenhuma experiência de campo. Esse é o retrato do Brasil.

#Disse

Carlos Leonardo





-----------------------------------------------------------


ÉRICA FRAGA - MARIANA CARNEIRO - INGRID FAGUNDEZ - DE SÃO PAULO - 10/08/2014  

Dez profissões de pouca qualificação e salário baixo foram responsáveis por metade dos 9,4 milhões de empregos formais criados no país entre 2007 e 2013.
O cargo de servente de obras foi o campeão de vagas geradas: 921 mil, quase 10% do saldo total entre contratações e demissões no período. Trabalhadores de chão de fábrica, faxineiros, vendedores, vigilantes e recepcionistas também tiveram os maiores saldos de postos criados.
Na outra ponta, entre as carreiras que demitiram muito mais do que contrataram, estão supervisores administrativos, trabalhadores do setor de cana-de-açúcar e operadores de máquinas fixas. As informações são parte de um levantamento feito pela Folha nas bases de dados do Ministério do Trabalho e revelam um quadro de intensa mudança estrutural no mercado brasileiro.
O aumento da renda da classe média alimentou a demanda por serviços e comércio. A expansão salarial e os incentivos ao setor habitacional também explicam o aquecimento da construção civil. Essas tendências levaram a uma maior formalização de quem antes trabalhava sem carteira assinada e a um forte aumento nas contratações por parte desses setores.
Mas a maioria das vagas criadas foi de baixa qualificação, já que os serviços demandados são pouco sofisticados, a oferta de mão de obra educada é limitada, e o setor de construção não se modernizou. "O setor de construção civil no Brasil ainda é muito atrasado. Com pouca modernização, a demanda por serventes é alta", afirma o economista Anselmo Luís dos Santos, da Unicamp.
A intensa contratação de mão de obra pouco qualificada ajuda a explicar a queda do desemprego e da desigualdade. "Ganho muito mais do que muita gente que passou muito tempo estudando", diz o pedreiro Valdionor Santos Silva, 27, que completou apenas o ensino fundamental.

EFICIÊNCIA
O aumento do emprego tão concentrado em postos de baixa qualificação explica o lento avanço da eficiência da economia brasileira. E a baixa produtividade limita a capacidade de crescimento.
As empresas adotaram medidas para melhorar. Um sinal disso foi o forte crescimento nas contratações de profissionais com perfil técnico. O aumento de especialistas é acompanhado por um significativo corte dos cargos intermediários de gestão.
Também na busca por mais produtividade, máquinas têm substituído empregos no campo e nas empresas. Mas a indústria, que poderia dar impulso à contratação de profissionais mais qualificados, está em crise – o que afeta a demanda por mão de obra no próprio setor e por serviços sofisticados que poderiam atendê-lo, como pesquisa e desenvolvimento.
Outro empecilho ao avanço da produtividade é a falta de mão de obra qualificada nos setores em expansão. "Um monte de engenheiro júnior virou sênior. Um monte de encarregado virou mestre. Mestres passaram a ser pagos como nunca. Mas muitos não estavam preparados, e isso causou problemas", diz Antonio Setin, presidente da construtora Setin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?