segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Países africanos intensificam medidas para conter ebola

Religiosos Miguel Pajares, o primeiro espanhol infectado com o Ebola, e a missionária Juliana Bohi, na chegada ao hospital Carlos III em Madri, onde receberão tratamento - Emilio Naranjo/EFE


#COMENTÁRIO

Providências não tomadas durantes anos desde o primeiro surto da doença, agora têm que ser tomadas “a toques de caixa”. Milhares de pessoas já sucumbiram com a infecção e ainda há centenas delas, isoladas e com atendimento de voluntários para amenizar a triste e dolorosa espera da morte. Não há nada que se fazer...
O alento de uma vacina projeta possíveis esperanças para uma solução futura de vitória sobre a doença. Mas para estes pobres coitados acamados, as esperanças são quase nulas...  

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Revista Veja




-----------------------------------------------------------


Determinações incluem fechar fronteiras, conter descolamentos e ampliar serviços de informação ao público

Os países do oeste da África acometidos pela epidemia de ebola intensificaram os esforços para conter a propagação da doença. Desde março, o vírus infectou 1 779 pessoas e matou 961 na Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.
A Libéria, que decretou no último dia 6 estado de emergência por 90 dias, inaugurou na sexta-feira uma central telefônica para fornecer informações sobre o ebola. Em três dias, houve quase 3 500 chamadas. De acordo com Barkue Tubman, porta-voz da central, foram recrutados 114 atendentes. "Funcionamos 24 horas por dia, sete dias por semana", disse Barkue. O exército do país recebeu ordem para limitar os deslocamentos populacionais e controlar os acessos à capital, Monróvia, sobretudo de pessoas procedentes de províncias afetadas pela febre.

Pedido de desculpas
 No sábado, a presidente do país, Ellen Johnson Sirleaf, pediu desculpas pelo alto número de vítimas entre os profissionais de saúde. Na Libéria, a epidemia matou três médicos e outros 32 trabalhadores do setor.
Ellen prometeu destinar 18 milhões de dólares para conter o vírus. Parte da verba será usada para comprar ambulâncias e aumentar o número de centros de tratamento. "Se não fizemos o bastante até agora, eu peço desculpas", disse a centenas de funcionários de saúde que se reuniram na prefeitura da capital. 
Em Serra Leoa, 1 500 militares e policiais estão envolvidos em uma operação para aplicar medidas para conter o vírus. As determinações incluem fechar locais de lazer e restringir deslocamentos e distribuição de produtos básicos, o que pode provocar uma crise alimentar, principalmente entre os habitantes de regiões que estão em quarentena desde 7 de agosto. A Guiné anunciou no sábado o fechamento de suas fronteiras com Libéria e Serra Leoa, mas voltou atrás e disse querer apenas evitar deslocamentos clandestinos.

Tratamento experimental
 Ainda não existe nenhum tratamento ou vacina contra o ebola. Alguns países pediram para usar um anticorpo experimental desenvolvido nos Estados Unidos, o ZMapp, testado apenas em macacos e administrado em dois americanos infectados na Libéria e repatriados. A OMS se reunirá nesta semana para avaliar a possibilidade de utilizar o medicamento no oeste da África. Uma vacina contra o ebola criada pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK) poderia ser alvo de testes clínicos em setembro e estar disponível em 2015, segundo Jean-Marie Okwo Bélé, diretor do departamento de vacinas e imunização da OMS.

Romeno
 Um romeno que retornou da Nigéria com sintomas do vírus foi colocado em quarenta neste domingo em um hospital especializado em doenças infecciosas de Bucareste, informaram fontes médicas.
(Com AFP e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?