sábado, 6 de setembro de 2014

Mochilas escolares azuis e rosas geram polêmica na França



#COMENTÁRIO

O mundo está se especializando em “procurar pelo em ovo”. Quando a mente não está ocupada com solução de problemas reais existentes, abre espaço para ficar imaginando coisas que eventualmente possam acontecer num futuro sem tempo definido.
Vejamos essa polemica criada pelas cores azuis e rosas usadas como separação de masculino e feminino. Ora a vida inteira isso foi feito e nem por isso gerou grandes traumas na vida das pessoas, ao menos na grande maioria. E depois, existe a possibilidade de que, quando adulto, essa criança pode optar pela cor que quiser usar pelo resto de sua vida, sem qualquer restrição da sociedade.
Esse modismo que assola o mundo de liberdade total ela é muito válida, todos temos o direito de fazer acontecer coisas à nossa vontade, porém a exigência de que as coisas sejam livres já é uma visão antagonista da liberdade em si.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Como você vê essas exigências  da sociedade?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).


Mochilas escolares azuis e rosas: prefeita da cidade não quis se pronunciar





A iniciativa da prefeitura de Puteaux ocorreu na última terça-feira, primeiro dia da volta às aulas do país
A distribuição de mochilas cor-de-rosa para meninas e azuis para meninos numa cidade dos arredores de Paris gerou grande polêmica nesta semana na França.
A iniciativa da prefeitura de Puteaux ocorreu na última terça-feira, primeiro dia da volta às aulas do país.
Todos os anos, a cidade distribui milhares de mochilas escolares aos alunos de maternal e educação infantil.
Em 2014, as mochilas cor-de-rosa traziam um kit para fabricação de bijuterias para as meninas. Já as azuis, entregues aos meninos, continham um kit para fabricação de robôs.
A ministra da Educação francesa, Najat Vallaud-Belkacem, disse que "o papel de um governo local" é "promover a igualdade entre mulheres e homens".
Mesmo assim, a primeira mulher a chefiar a educação na França concordou com a iniciativa de distribuir as mochilas.
"Neste momento de dificuldades financeiras, acredito que as famílias estejam felizes que a prefeitura ofereça material escolar", ponderou. Vallaud-Belkacem também minimizou o caso, chamando a polêmica de "vazia" e "insignificante".
A secretária de Estado encarregada da Família francesa, Laurence Rossignol, ironizou a iniciativa pelo Twitter. Segundo ela, em Puteaux "não se brinca com a diferença entre os sexos".
"É um pouco ultrapassado. Teria sido muito melhor propor cores variadas às crianças", avaliou Christophe Grébert, vereador opositor à atual prefeitura de Puteaux.
Segundo Grébert, o evento onde as mochilas foram distribuídas teria custado 300.000 euros (cerca de R$ 900.000) aos cofres das escolas públicas da localidade.
Procurada pela AFP, a prefeita da cidade, Joëlle Ceccaldi-Raynaud, não quis se pronunciar.
"Muitas pessoas defendem a igualdade", mas não se dão conta que "diferenciar os sexos é a mesma coisa que hierarquizá-los", afirma Isabelle Clair, socióloga do CNRS.
Autora do livro "Sociologia do Gênero", ela diz que existe uma encenação excessiva desde as primeiras horas de vida da criança.
"São cores de roupas diferentes, banheiros separados para as crianças, o unissex quase não existe", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?