sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Crimes de ódio em redes sociais disparam no período eleitoral


Cidadania
  



 #COMENTÁRIO

Já é de domínio de todo mundo que “quando se acaba os argumentos, começam-se as agressões”, e isto é um fato. As pessoas não medem suas palavras, suas declarações escritas, não há bom senso. A defesa de sua preferência política não deveria ultrapassar os limites da educação, uma pedra lançada não retorna e as agressões temporárias passam a serem definitivas, destruindo assim amizades, parcerias e o convívio entre pessoas. Não sou muito a favor de denúncias judiciais por qualquer ofensa, acho isso uma forma concreta de acirrarmos as contendas, nós estamos deixando de negociar, de procurar um entendimento para ambas as partes. O Brasil hoje assume uma postura de se ofender por qualquer coisa, de reclamar de tudo, de procurar por todas as formas provar que foi agredido física ou moralmente e partir daí levar vantagens remuneratórias, como se isso satisfizesse seu ego e o ressarcisse dos danos sofridos, mesmo que sejam morais. Moral não se paga com dinheiro, ou também isso mudou no mundo?

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Não acha exagerada essas declarações de ofensas?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).






BRUNO ROMANI - DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA - 10/10/2014  

As discussões em redes sociais sobre as eleições fizeram aumentar em 84% o número de denúncias de crimes de ódio cometidos na web. As páginas incluem conteúdo relacionado a racismo, homofobia, xenofobia, neonazismo e intolerância religiosa. As denúncias foram feitas à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, rede para denúncias anônimas de delitos contra os direitos humanos e dos animais. As reclamações são recebidas por Polícia Federal, Câmara, Senado e a ONG Safernet, entre outros. Segundo o levantamento, obtido pela Folha, 8.429 denúncias envolvendo crimes de ódio no Facebook e no Twitter foram feitas entre 1º de julho e 6 de outubro deste ano; 3.018 páginas hospedavam os conteúdos. No mesmo período de 2013 – sem eleições –, foram 4.583 denúncias para 1.719 páginas. Os picos de denúncia aconteceram na semana passada. O maior deles foi no dia 29 de setembro, um dia após o candidato Levy Fidelix (PRTB) declarar, no debate da TV Record, que "aparelho excretor não reproduz", entre outros ataques a homossexuais. Na data, ocorreram 1.143 denúncias, recorde no período, envolvendo 141 páginas no Facebook e no Twitter. No mesmo dia do ano passado, os números eram 63 denúncias para 20 páginas únicas. O aumento no volume de denúncias foi de 1.800%. "Quando um grande número de denúncias ocorre para um número relativamente menor de páginas, significa que o assunto teve uma grande repercussão", explica Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da Safernet. Na segunda (6), dia seguinte ao primeiro turno, foram 537 denúncias para 258 páginas, recorde no período. Após a divulgação de que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi a mais votada no Norte e no Nordeste, houve uma onda de ataques direcionados à população das regiões. O Facebook concentra a maior parte das denúncias (7.616 para 2.494 páginas únicas), mas o Twitter registrou acréscimos relevantes: aumento de 296% no número de denúncias e de 412% nas páginas reportadas. "Encontramos uma participação significativa de perfis falsos na divulgação de conteúdo criminoso", afirma Oliveira.

OUTRO LADO
Procurado, o Facebook afirma que encoraja os usuários a reportar páginas, postagens ou outras pessoas que violem seus padrões de uso. "Facilitamos o fluxo de denúncias para que as pessoas reportem aquilo que virem e também temos uma equipe dedicada a analisar e responder a essas denúncias. Esse grupo atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, em mais de 20 idiomas", afirma. Em nota, o Twitter diz que, ao receber uma denúncia de conteúdo que viole suas regras, suspende a conta responsável. "É imprescindível que as denúncias sejam feitas pelos usuários diretamente ao Twitter, porque esta é a única forma de termos conhecimento sobre esse conteúdo, analisá-lo e tomarmos as medidas cabíveis", conclui.

De 1º.jul a 6.out de 2013
·         1.719 páginas únicas denunciadas
·         4.583 denúncias
·         4.309 das denúncias eram sobre o Facebook
·         274 das denúncias eram sobre o Twitter
De 1º.jul a 6.out de 2014
·         3.018 páginas únicas denunciadas
·         8.429 denúncias
·         7.616 das denúncias eram sobre o Facebook
·         813 das denúncias eram sobre o Twitter
No dia 29.set.14, seguindo o debate na TV Record:
·         1.143 denúncias
·         143 páginas únicas denunciadas


NO DIA SEGUINTE
Em 6.out.13
·            136 denúncias
·            22 páginas únicas denunciadas


Em 6.out.14, após o resultado do 1º turno
·            537 denúncias
·            258 páginas únicas denunciadas


TUÍTES RAIVOSOS NA CAMPANHA
·            HOMOFOBIA: "A Bicha louca Jean Wyllys foi péssimo no Rio de Janeiro, pra um cara que não sai da mídia e concorrendo pelo RJ, foi mal."
·            CONTRA NORDESTINOS: "agora os nordestinos burros tao fazendo hashtag pra defender a dilma, separa logo essa porra, deixa só a bahia aqui pra nós!"
·            CONTRA PAULISTAS: "povo paulista é burro e por isso que votam no aécio, se ele ganhar tomara que ele destrua o brasil pq eu vou adorar jogar na cara de vcs"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?