domingo, 19 de outubro de 2014

EUA já registraram 19 mortes ligadas à droga similar ao LSD


Sociedade


 

#COMENTÁRIO

De uns tempos para cá, temos ouvido falar sobre esta nova droga no meio da garotada das festinhas musicais chamadas raves. Absurdamente são apresentadas em papéis embebidos chamados de “blotters”, com estampinhas diversas impressas.

Não posso falar muito, pois sou um ex-fumante de cigarros, mas as “fichas ainda não tinham caídas” e me orgulhava de meus filhos detestarem o cheiro da fumaça de cigarros e deixarem isso bem claro, até que um dia meu filho mais novo apresentou-se a mim, fumando... Eu já tinha parado há tempos atrás. O nó na garganta, o sentimento de impossibilidade de lhe falar para parar com isso, de lhe dizer que aquilo era ruim... Antes mesmo de eu pensar em lhe falar algo, ele já me olhava querendo me dizer: - “Você também já fez isso...” E isso era só um maço de cigarros...
Agora lendo essa reportagem abaixo, que dá início à matéria sobre a droga, cita-se levemente sobre a morte do estudante na USP há dias atrás. Recordo-me de ter ouvido em jornais televisivos o desespero dos pais, quando aventaram essa possibilidade do uso drogas, em dizer que seu filho não era um drogado, que era um garoto estudioso e que se projetava para um futuro brilhante...
Ah, filhos... Ah, drogas...

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Tem filhos jovens? Cuide-o.

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).

  




RAFAEL GARCIA - DE SÃO PAULO - 19/10/2014

Apesar de estar no mercado há apenas quatro anos, a droga 25B – detectada no corpo do estudante Victor Hugo Santos, achado afogado na USP – já tem um histórico razoável de complicações experimentadas por usuários.
A DEA (agência antidrogas dos EUA), registrou a morte de 19 pessoas de 15 a 29 anos sob efeito de substâncias dessa classe em 2012 e 2013, e os primeiros relatos de casos médicos começaram a ser publicados no ano passado.
Apesar de serem anunciados como LSD, o 25B (cujo nome completo é 25B-NBOMe) e suas variantes 25I e 25C são alucinógenos muito mais potentes. Doses na escala de 100 microgramas já têm efeito. Manipular quantidades tão pequenas de droga requer expertise que nem todos os traficantes têm, o que aumenta o risco de overdose.
"Enquanto mortes em razão dos efeitos psicológicos de drogas NBOMe já foram relatadas, nunca foram documentadas mortes humanas por overdose de LSD", afirma o cientista britânico Will Lawn, University College de Londres num estudo publicado há seis meses.
O trabalho, um questionário a mais de 22 mil pessoas na internet, constatou que 2,6% já haviam experimentado um NBOMe, hoje associado à cultura de festas rave.
No mês passado, o farmacólogo Ioannis Papoutsis, da Universidade de Atenas, publicou uma revisão da escassa literatura médica sobre o 25B. Ele descreve a droga como "pouco segura" e com "alto potencial de abuso".
O primeiro relato médico de intoxicação, publicado por um hospital da Virgínia (EUA) em julho de 2013, descreve um jovem de 19 anos hospitalizado com convulsões e febre de 40°C, que apresentou amnésia temporária no dia seguinte. O paciente se recuperou após seis dias.
O único estudo publicado descrevendo morte é assinado por médicos forenses de Lausanne (Suíça), onde um homem achado morto portava um frasco de spray contendo 25B em solução líquida.
Não há ainda estudos controlados sobre reações comportamentais dos usuários. Para investigar a ação psicotrópica, cientistas recorrem a relatos anônimos na internet.
Uma das fontes de informação é a ONG californiana Erowid, que coleta testemunhos de usuários de maneira minimamente confiável.
"Quando fechei os olhos, tive alucinações incríveis", conta um usuário de 25B. "Vozes tinham um eco estranho, e a grama à minha volta pareceu se arranjar em padrão simétrico."
Muitos consumidores relatam experiência agradável com música: "Eu ouvia cada nota tocada e, mesmo após oito horas de viagem, ainda entrava na batida e apreciava música de verdade".
Grande parte dos relatos do Erowid sobre o 25B, porém, traz experiências negativas. "As coisas começaram a ficar 'reais' demais", relata uma usuária que teve enjoo. "Comecei a chorar e ficar triste, depois feliz, depois triste de novo."
No site Reddit, uma usuária narra a morte do próprio irmão após dose de dois "blotters" (papel embebido). O testemunho acompanha cópias dos exames pós-morte da vítima.
Na pesquisa inglesa, a potência do 25B, encontrado por menos de US$ 2 a dose, surpreendeu muitos voluntários. "Comecei a sentir minha cabeça vazia, como se meu cérebro tivesse sumido", relatou um deles.

DESCOBERTA
O 25B foi sintetizado pela primeira vez em 2003 pelo químico Ralf Heim, da Universidade Livre de Berlim. Sua intenção era criar uma substância para experimentos sobre o papel da serotonina no sistema nervoso.
Depois, a substância, que possui um átomo do metal bromo, também foi usada por cientistas suecos como marcador para exames de mapeamento cerebral com máquinas de PET-scan (tomografia por emissão de pósitrons).
Testes em humanos começaram em 2012, mas em doses pequenas demais para ter efeito psicotrópico.
A estrutura química do 25B é muito similar à do 2C-B, droga criada em 1974 por Alexander Shulgin, o inventor do ecstasy. Os dois alucinógenos têm efeitos similares, mas em dose igual o 25B é até 16 vezes mais potente.
O mecanismo de ação da droga não é bem conhecido, mas sabe-se que ela afeta áreas do cérebro nas quais a serotonina modula funções de memória e aprendizado.
Diferentemente de um alucinógeno mais "limpo", como o LSD, os efeitos do 25B tem sintomas similares aos da adrenalina, induzindo sensação de euforia.
Segundo o estudo de Will Lawn, publicado no "Journal of Psychopharmacology", 42% dos usuários compravam a droga na internet.
Consumidores afirmam entrar em contato com os traficantes na chamada "deep web", parte da rede não acessível por mecanismos de busca na qual é possível fazer negociações anônimas. (RG) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?