segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Medo da violência faz fluxo de emigração crescer na Venezuela


Política




#COMENTÁRIO

É desconcertante ver como  regimes políticos podem destruir um país. Veja o que acontece com a Venezuela, pessoas representativas na sociedade, âncoras de diversos sistemas existentes no país, personalidades de representação e auxílio  popular, todos à primeira possibilidade, vão abandonando o país. Grandes lacunas vão ficando nas instituições, sem qualquer possibilidade de reposição. Quem não pode sair, fica sofrendo e se sujeitando a desmandos e intempéries governamentais.

Seguindo quase que o mesmo caminho traçado, apesar de ainda se chamar democracia, o Brasil já começa a ver personalidades saindo pelos vãos dos dedos.
A instalação de políticas totalitárias referenciadas pelos grandes egos de seus mandatários espalhou-se pela América do Sul, a partir de Cuba, de uma maneira espantosa. A máquina administrativa dos países destrói as parcas possibilidades de uma mudança política capaz de dar um novo alento à sociedade. Outro fator que completa o montante de dificuldades de mudança é o baixo nível educacional dos povos em sua grande maioria em quase todos os países sul-americanos.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você acha que baixo nível político educacional dos povos é o fator preponderante por estarem sujeitos à políticas totalitárias?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).





SAMY ADGHIRNI - DE CARACAS - 06/10/2014 

O dentista Samuel Parazon, 25, cansa só de lembrar quantas vezes foi assaltado. Em julho, bandidos invadiram o prédio onde trabalha e quase entraram no seu consultório. "Naquele dia, decidi sair da Venezuela", diz Parazon, que embarcou neste domingo (5) para o Panamá.
Parazon aderiu ao crescente fluxo de venezuelanos rumo ao exterior em busca de segurança econômica e política.
De 2000 a 2010, meio milhão de pessoas emigraram da Venezuela, segundo o Banco Mundial – Caracas não divulga dados sobre o tema. O número de residentes no exterior é hoje de 800 mil, estima a demógrafa Anitza Freitez, da Universidade Católica Andrés Bello. Outros especialistas falam em até 1,6 milhão de expatriados. A Venezuela tem população de 29 milhões. O principal destino são os EUA, onde o número de venezuelanos foi de 91 mil em 2000 para 215 mil em 2009, segundo dados americanos. Na Espanha, diz o governo, o número passou de 7.000 em 1999 para 45 mil em 2013. É uma reviravolta para a Venezuela, tradicionalmente receptora de estrangeiros.
Era mínimo o fluxo de saída, apesar de crises e períodos ditatoriais. "Havia mobilidade social, projetos de infraestrutura e espaço para todo tipo de profissional. Tínhamos razões para ficar", diz o sociólogo Tomas Páez, que está escrevendo um livro sobre venezuelanos no exterior.

FUGA DE CÉREBROS
A emigração começou a aumentar com a chegada à presidência, em 1999, de Hugo Chávez e sua revolução pela redistribuição de renda. Graças aos altos preços do petróleo na metade dos anos 2000, Chávez cumpriu a promessa de reduzir a pobreza extrema e trazer crescimento – o PIB saltou 17% em 2004.
Mas a melhora da economia, mantida até 2009, não estancou a violência – principal fator de saída, segundo acadêmicos e emigrados. A taxa de homicídios pré-Chávez era de 19 para cada 100 mil habitantes, segundo ONGs. No ano passado, foi quase cinco vezes maior. Outro fator de saída é a polarização entre simpatizantes e opositores do governo. A classe média se sente perseguida por pressão ideológica e políticas chavistas, como expropriações, controle de câmbio e aparelhamento das estatais. Em 2003, Chávez demitiu 18 mil funcionários da petroleira PDVSA que protestavam contra a gestão socialista. Boa parte eram engenheiros que levaram sua expertise a outros países.
Até hoje, a emigração venezuelana se caracteriza como fuga de cérebros. Cerca de metade dos venezuelanos nos EUA tem formação universitária, diz estudo publicado em 2011 pela OCDE, que reúne 34 países desenvolvidos.
A taxa é superior à de qualquer outra comunidade latina instalada nos EUA. "A emigração venezuelana é majoritariamente composta por gente capacitada que quer emigrar de maneira legal", diz Esther Bermudez, do site mequieroir.com, que auxilia nos trâmites de viagem.

MÉDICOS
Um dos setores mais afetados é a medicina. Só o Hospital de Clínicas de Caracas perdeu cinco especialistas nas últimas semanas. "Um deles era especializado em transplante de córnea. Como substituí-lo?", diz Amadeo Leyba, chefe do hospital. O presidente Nicolás Maduro admitiu o problema. Mas governistas chamam emigrados de traidores da pátria e dizem que se a situação fosse tão ruim não haveria tantos estrangeiros no país.
A socióloga Freitez rebate essa tese e diz que a presença de estrangeiros, que se manteve em 1 milhão desde 2001, é feita de refugiados da Colômbia e de cubanos e chineses a serviço do governo venezuelano. "Não vieram por opção", diz. Resumindo o sentimento dos que se foram, um advogado na Espanha diz não ter planos de retorno. "Não creio no futuro do meu país." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?