quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mercosul aprova modelo único de placa para os veículos do bloco; anúncio foi feito na Argentina


Cotidiano


Brasil só deve adotar a nova placa padrão para os países do Mercosul a partir de 2016, informou o Denatran 



#COMENTÁRIO

Comentário da série: - “Aaaaí meu bolso”. Sempre que penso em Mercosul fico aqui pensando: - “O que mudou para nós brasileiros?”  Além de despesas com comitivas para constantes reuniões, redução de preços de mercadorias para que houvessem denominadores comuns aos países ligados, liberdade de trânsito entre os países... Leva-nos a crer que perdemos mais que ganhamos com a sua criação.
Exemplo típico desses acordos é essa estória de unificação de placas de veículos. Qual o benefício disso? Proporcionalmente, quantos veículos irão transitar entre fronteiras em comparação à quantidade de veículos da frota brasileira. Por mais que na mídia circule notícias que os veículos já registrados não sofrerão com as despesas de substituição das placas, dá para acreditar?
Se a Argentina tem um sequencial de numeração esgotado para placas, o Mercosul não tem nada a ver com isso, a não ser mais uma possibilidade de cartelização no setor.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: R7.com


#CONVITE

O que você acha de trocar as placas de veículo novamente?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).






Nova placa chegará aos carros novos no Brasil a partir de 2016, segundo o Denatran

Os líderes do Mercosul aprovaram nesta quarta-feira (8), em Buenos Aires, o novo modelo de placa que será adotado nos veículos dos cinco países do bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai. O modelo único e de uso obrigatório na região terá uma sequência de duas letras, três números e duas letras, mantendo a quantidade atual de sete caracteres, mas ampliando de forma expressiva a quantidade de combinações.
O comunicado da chancelaria argentina informa que a nova placa permite até 450 milhões de combinações diferentes, número quase três vezes superior ao atual formato brasileiro, limitado em 175 milhões de placas. As medidas são as mesmas do modelo nacional, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Segundo o Denatran, o novo padrão para o Mercosul só será aplicado no Brasil a partir de 2016.
Na Argentina, a aplicação das novas placas terá início já em 2015, uma vez que o formato atual — com três letras e três números — se esgotará nos próximos meses. No anúncio, os líderes do Mercosul celebraram o lançamento do novo modelo, que "identificará milhões de veículos de Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai com a mesma patente", referindo-se à nova placa como uma conquista do bloco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?