terça-feira, 25 de novembro de 2014

Invasões de sem-teto quase triplicam durante gestão Haddad


Cotidiano


 Entrada de prédio invadido, no centro de São Paulo


#COMENTÁRIO

Fogo amigo ou facilidades concedidas? Amor antigo dos radicais de esquerda, os militantes do MTST, fizeram crescer muito o número de adeptos nos últimos dois anos. As invasões se multiplicam na capital paulista, sob a desculpa de haver muitos imóveis sem uso, fechados, e ao mesmo tempo, existe um grupo cada vez mais crescente de pessoas, quase sempre sem um emprego. É muito comum se ver que essas pessoas são as mesmas que entram e saem de invasões a invasões rechaçadas pela Polícia nas reintegrações de posse. Orquestrados por líder preocupado apenas em criar agitação ao já sofrido sistema, eles não têm interesse algum em negociar um local definitivo para se fixar, procurar um emprego sério, como um cidadão qualquer. Sente-se acima da ordem e das leis, por se acharem em condições de excluídos da sociedade. Esses grupos são incapazes de se pontuarem como cidadãos brasileiros querendo ajuda, e não exigindo ajuda e diante disso, não qualquer programa governamental que os ajude na realização. São inaptos a qualquer condicionamento para um alistamento de obtenção de sua casa própria, porque não é essa a real intenção, para isso teriam que se submeter a regras que se acham muito acima.
Diante dessa situação, fica difícil dizer se a culpa do governo é por se omitir na ajuda ou por incentivar a balbúrdia invasiva, ou até mesmo se culpa é do próprio reclamante que não quer ser incluído na sociedade, cheia regras e ordens, isso não existe na anarquia.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Como você vê o crescimento de invasões imobiliárias em São Paulo?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




GIBA BERGAMIM JR. - SÃO PAULO - 25/11/2014

O número de invasões de sem-teto quase triplicou nos dois primeiros anos da gestão Fernando Haddad (PT) em relação aos dois últimos anos da gestão anterior, de Gilberto Kassab (PSD).
Foram 681 invasões de janeiro de 2013 até 4 de novembro deste ano, contra 257 nos dois anos anteriores.
Os dados são de um grupo da Polícia Militar que gerencia a quantidade de invasões e se referem à quantidade de reintegrações de posse acompanhadas pela corporação em prédios e terrenos.
Desde o início da gestão, o prefeito sofre pressão de movimentos de moradia para garantir, como havia prometido, habitação para cerca de 55 mil famílias até 2016 em programas nos quais é parceiro do Planalto e da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).
Diante dessa cobrança dos sem-teto, Haddad também fez uma alteração no Plano Diretor que ampliou as áreas destinadas a habitação para a população de baixa renda.
Isso ocorreu depois que Haddad subiu em um carro de som do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), em junho passado.
Na ocasião, o prefeito anunciou que assinaria um decreto que previa transformar a área da Nova Palestina, na zona sul, em área de interesse social. Condicionou isso à aprovação do plano na Câmara de São Paulo.
Para líderes sem-teto ouvidos pela Folha, o diálogo com a prefeitura não é bom.
Além disso, após os protestos de junho, novos grupos que não eram ligados aos movimentos já conhecidos começaram a promover invasões, como as que ocorreram no Grajaú (extremo sul da cidade) em setembro passado - na ocasião, eram 90 áreas invadidas na cidade.
Segundo Guilherme Boulos, líder do MTST, o crescimento das invasões está relacionado à alta do aluguel nos últimos anos. "Foi se tornando um barril de pólvora. A ocupação é por falta de escolha, causada pelo aumento desenfreado da especulação imobiliária", disse.
Coordenador do grupo responsável pela ocupação do antigo Cine Marrocos, Wladimir Ribeiro Brito promete novas invasões. "Se não nos derem garantia, vamos começar a invadir em massa. E prédios no centro não faltam."
Brito é do MSTS (Movimento dos Sem-Teto de São Paulo), cujos integrantes ocuparam há um ano o prédio onde fica o cinema desativado e que hoje pertence à Secretaria Municipal de Educação.
O grupo é o mesmo que ocupava o prédio do Museu do Disco, desocupado na última quarta-feira (19).
No sábado seguinte, parte dos ocupantes invadiu outro edifício, já destinado a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida.
O grupo da PM responsável pelas reintegrações foi criado diante da onda de ocupações, segundo a polícia.
Esse grupo sustenta que, após a criação de um protocolo para reintegrações de posse, aumentou em 157% o número de casos de saídas voluntárias de invasores: foram 54 até novembro deste ano, ante 21 em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?