quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Veja dicas para fazer boas compras na Black Friday


Mídia

 
Movimentação para o Black Friday 2013 em hipermercado no Anhanguera, zona oeste de São Paulo 



#COMENTÁRIO

Black Friday, uma moda que pegou no Brasil! O nosso constante e insaciável desejo de consumo é massageado pelos publicitários de plantão. E, como sucesso deles, atiramos-nos de cabeça e às vezes quebramos a cara por não estarmos atentos a pequenos detalhes de quando se faz uma compra. Principalmente quando compramos via internet nos sites das lojas. Esta é uma modalidade de comércio que ainda está em crescimento por não ter uma aceitação total da sociedade.
Mais boataria que realidade, a compra “online”, carrega uma má fama de risco, de exposição de dados pessoais e outras tantas alegações que ainda denigrem a imagem dessas lojas virtuais. Salvo raríssimas exceções, as lojas de uma maneira geral, mantêm um relacionamento de seriedade para com o cliente comprador, eles procuram alavancar suas vendas por esse meio e em contrapartida, dão total apoio à sua compra. Se houver qualquer problema com o produto comprado ou com a sequência normal da compra, eles dão total suporte, para o seu bem estar; são raros os casos de relacionamentos atritivos, desde que haja bom senso de ambas as partes.
O que deve se levar em consideração são as pré-análises das lojas e dos sistemas de venda e de entrega, isto tem que ser obrigatoriamente analisado com muito esmero antes de iniciar uma compra. Boa sorte

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você costuma comprar nessas promoções relâmpagos?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Arrependimento: o cliente terá sete dias para devolver a mercadoria ou rescindir o contrato de serviço 



DE SÃO PAULO - 25/11/2014

Marcada para a próxima sexta-feira (28), a Black Friday atrai os consumidores pelas liquidações que as lojas on-line e físicas concentram em um dia. No entanto, sites congestionados e muitas opções de compra podem confundir e levar a más escolhas. Leia, abaixo, dicas para evitar fraudes e falsos descontos e saber como reclamar.

1 - CONHEÇA A LOJA
- Se possível, opte por lojas on-line em que você já tenha comprado e tido uma boa experiência. Isso é uma garantia a mais de que o site é idôneo. - Os organizadores do evento também criaram um selo chamado Black Friday Legal, que indica se a página concordou com um manual de boas práticas. Cerca de 500 lojas vão mostrar o selo.
- Pesquise a loja virtual escolhida. Em sites como o ReclameAqui é possível verificar os problemas enfrentados pelos clientes dessas empresas e as respostas a eles - se há muitas reclamações em períodos comuns, imagine em uma data em que o volume de operações de equivale a de cinco dias normais. O Procon-SP também tem um site com e-commerces a serem evitados. - Veja se a página provê todas as informações sobre o fornecedor, de preferência na página principal: razão social, CNPJ, endereço físico, eletrônico, telefone, e-mail e outras formas de contato. Desconfie de lojas que só informam um telefone celular. - Cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail e veja se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados.

2 - PREPARE-SE
- Tente não usar computadores públicos, como de Lan Houses, ou em redes de wi-fi desconhecidas. Isso pode expor seus dados. - Sites de comparação de preços como Zoom, Buscapé e UOL Shopping vão indicar, com base na avaliação anterior dos valores, os produtos que estão mesmo com desconto.

3 - SAIA NA FRENTE
- Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas devem ficar mais lentas. Há a expectativa de que isso ocorra por volta das 12h e das 16h às 17h. - Após decidir o que quer comprar, entre nos sites previamente, confira os preços e faça "print screen" (reprodução da tela) dos preços. Isso é importante para não cair em fraudes de promoções "metade do dobro". - Faça o cadastro antes na loja: é muito provável que os sites fiquem instáveis e lentos por causa da procura, então é melhor já estar registrado para evitar esse passo no dia.

4 - HORA DA COMPRA
- Desconfie de ofertas espetaculares. No ano passado, o desconto médio dos produtos foi de 25%, segundo medição da Sieve Price Intelligence. O índice máximo encontrado foi 80%. - Tome cuidado com o frete: na pesquisa antes do evento, veja como é a política de preços de envio do site e a compare depois. Há sites que aumentam demais o valor do frete, o que tira a atratividade do desconto. - É importante também saber o valor do frete para calcular o valor final da compra antes de fechar a aquisição. Pode ser melhor comprar logo o produto, em vez de escolher um por um e só depois fechar o pagamento - nesse meio tempo, os itens podem se esgotar no estoque. - Prefira pagar com cartão de crédito ou com sistemas de pagamento on-line como PayPal, MoIP ou PagSeguro. É mais fácil conseguir o dinheiro de volta por esses meios, cancelando a compra: você pode solicitar diretamente à administradora do cartão o estorno do valor pago. - Verifique se há mesmo anúncio de desconto para o produto que você está escolhendo. Muitas lojas podem querer faturar vendendo acessórios ou outros itens com valores acima da média.

5 - ARREPENDIMENTO
- Você tem o direito de se arrepender da compra ou da contratação do serviço em até sete dias após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato. A loja precisa deixar clara essa opção e o canal para manifestar o arrependimento. - Se encontrar problemas, uma das opções é entrar em contato com o Procon. Em São Paulo, o órgão diz que fará a intermediação em tempo real, por meio do perfil do Twitter @proconspoficial e do Facebook. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?