sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Com desistentes, taxa de desemprego no Brasil seria quase o dobro da atual


Cotidiano




#COMENTÁRIO

Como citado na reportagem abaixo, existem muitos motivos para desistência de se procurar um emprego nas cidades grandes. Os altos custos de deslocar e alimentar-se nos grandes centros inviabilizam a busca de empregos de baixa remuneração, às vezes é muito mais compensador se manter em casa fazendo pequenos “bicos” próximos à moradia do que se aventurar a trabalhar no centro da cidade. Este é apenas um dos motivos que com que a taxa de desemprego esteja em padrões aceitáveis para o País, quando se diz que esses índices são manipulados não refletem diretamente a verdade, eles apenas não consideram vários fatores em relação ao emprego. Não analisam o crescente surgimento de profissões informais, os contratos de serviços sob regime de profissionais autônomos, a desistência de trabalhadores ainda em idade produtiva, porém com idade avançada para o mercado. É pura “conversa fiada” a estória que o mercado busca profissionais “seniors” por sua experiência, são raríssimos os casos recém-admitidos.
Infelizmente, os números estatísticos e econômicos brasileiros não refletem em nada a realidade do País. Os brasileiros desconhecem e o mundo não crê no que é divulgado, somente os políticos que utilizam-se deles para ilustrar necessidades e até realizações fantásticas ao “bel prazer”. Lamentável, isso é Brasil!

#Disse

Carlos Leonardo




#CONVITEAPROSA
Você crê nos números apresentados?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



ÉRICA FRAGA - DE SÃO PAULO - 09/01/2015

A principal causa do baixo desemprego recente no Brasil não é mais o dinamismo do mercado de trabalho, mas a desistência de muitos brasileiros em idade ativa de procurar uma ocupação.
Não fosse esse fenômeno, a taxa de desemprego nas grandes regiões metropolitanas estaria mais perto de 8% do que dos 4,8% atuais, segundo cálculo dos economistas André Gamerman e José Márcio Camargo, da Opus, gestora de investimentos.
As causas da queda da chamada taxa de atividade ou de participação – percentual de pessoas em idade ativa que trabalham ou buscam uma ocupação – têm atraído o interesse de especialistas.
Os dados fornecem pistas interessantes. O recuo, em anos recentes, foi mais marcante entre jovens de 18 a 24 anos, mulheres e moradores de grandes centros urbanos.
Para Camargo, parte da explicação para a queda no percentual de brasileiros ativos é o aumento do custo de trabalhar fora de casa.
Os preços dos serviços tiveram forte alta nos últimos anos. A alimentação fora do lar, por exemplo, subiu 8,37% nos 12 meses encerrados em novembro, acima da inflação como um todo (5,58%). Também entram na conta fatores não mensuráveis, como a perda de bem estar causada pelos longos deslocamentos nas grandes metrópoles.
A hipótese de Camargo é reforçada pelo fato de que jovens e mulheres se destacam entre os que deixam o mercado. "São membros secundários da força de trabalho. Em um cenário em que aumentou a renda do membro principal da família e subiu o custo de trabalhar fora, muitos preferem ficar de fora", diz.

SITUAÇÃO TEMPORÁRIA
A cabeleireira Pladice de Jesus da Silva, 32, se encaixa nessa situação. Com um filho de um ano e dois meses, ainda não conseguiu voltar a ter um emprego fixo. Ela espera, há sete meses, por uma vaga em creche pública.
A ideia de gastar de quatro a seis horas por dia no trânsito também a desanima.
"Eu chegaria em casa moidíssima e não conseguiria ficar com meus filhos", diz. Enquanto isso, a família vive apertada apenas com a renda do marido, afirma.
Casos como o de Pladice são considerados temporários e suscetíveis a mudanças na conjuntura econômica.
"Uma queda na renda ou a perda do emprego do chefe da família tende a levar essas pessoas a voltar à força de trabalho, mesmo com o desconforto do deslocamento e do estresse", diz Camargo.
Economistas esperam que esse retorno ao mercado comece a ocorrer agora, devido ao ambiente de fraqueza da economia, que já levou a uma severa desaceleração na geração de empregos formais.
Esse movimento já pode ter se iniciado nos últimos dois meses, quando a taxa de participação voltou a subir, contribuindo para uma modesta alta do desemprego.
A dúvida é sobre o tamanho provável desse impacto, já que as causas estruturais da queda na taxa de participação são mais difíceis de serem revertidas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?